top of page
Buscar
  • Foto do escritorRafael Starobole

o Iluminismo e as Artes


O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural que surgiu na Europa no século XVIII e teve grande influência nas artes. Este movimento foi caracterizado pela valorização da razão, da ciência e da liberdade individual, e teve como objetivo promover a educação e a ilustração dos indivíduos para que pudessem pensar de forma crítica e independente.

Na arte, o Iluminismo se manifestou através da valorização da arte acadêmica, que buscava a perfeição formal e a harmonia nas obras. Além disso, as artes passaram a ser utilizadas como meio de disseminar as ideias iluministas, como a crítica às instituições religiosas e políticas, e a defesa da liberdade e da igualdade.

Na pintura, por exemplo, os artistas iluministas se preocupavam em retratar a realidade de forma objetiva e naturalista, buscando representar a verdadeira natureza das coisas e das pessoas. Já na literatura, os escritores iluministas se dedicavam a escrever obras didáticas e de instrução pública, com o objetivo de educar e ilustrar o público.

Além disso, o Iluminismo também teve influência na arquitetura, com a construção de edifícios públicos e monumentos que simbolizavam as ideias do movimento, como a liberdade e a razão.

Em resumo, o Iluminismo teve grande influência nas artes, valorizando a razão, a ciência e a liberdade individual, e buscando utilizar as artes como meio de disseminar suas ideias e de educar e ilustrar o público.



113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page