top of page
Buscar
  • Foto do escritorRafael Starobole

Modernizando a Arte


O modernismo é um movimento artístico e literário que surgiu na Europa e se espalhou pelo mundo no início do século XX. Ele caracteriza-se por um rompimento com as tradições e convenções anteriores, buscando uma nova forma de expressão e abordagem temática. Nas artes, o modernismo é marcado por uma maior liberdade criativa e experimentação formal.

Na pintura, por exemplo, o modernismo trouxe uma maior abstração das formas e a incorporação de novas técnicas, como o uso de cores puros e a fragmentação da imagem. Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque são exemplos de artistas modernistas que revolucionaram a pintura com suas obras cubistas.

Na arquitetura, o modernismo também trouxe uma ruptura com os padrões tradicionais, buscando novas formas e materiais para criar edifícios cada vez mais modernos e funcionais. Arquitetos como Le Corbusier e Walter Gropius são importantes representantes desse movimento.

Na literatura, o modernismo foi marcado por uma maior subjetividade e fragmentação na narrativa, além de uma maior intertextualidade e a incorporação de elementos da psicologia e da filosofia. Escritores como James Joyce e Virginia Woolf são exemplos de escritores modernistas que influenciaram a literatura mundial.

Em resumo, o modernismo nas artes é um movimento que buscou romper com as tradições anteriores, trazendo novas formas de expressão e abordagem temática, e que teve um impacto significativo na arte, arquitetura, literatura e outras formas de expressão artística.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page