Buscar
  • Rafael Starobole

Instagram: veja as últimas novidades lançadas pela plataforma


Remix de fotos no Reels, captura de vídeo com as duas câmeras do celular, importação de áudio externo e possibilidade de fixar imagens no feed estão entre as novas funcionalidades.


O Instagram lançou, na últimas semanas, mais uma série de funcionalidades para os usuários. Desta vez, a rede social decidiu concentrar as novidades na criação de Reels (vídeos).

Entre as novas funções, estão o Remix de fotos, o Dual capture – recurso que possibilita gravar com as câmeras frontal e traseira do telefone ao mesmo tempo –, figurinhas (stickers) interativas e fixação de posts no feed. Segundo a assessoria de imprensa do Instagram, todas as funcionalidades já estão disponíveis no Brasil. Veja as funcionalidades abaixo: Remix de fotos


O Remix do Reels também permitirá remixar fotos.

As fotos são a base do Instagram , mas antes só era possível gravar um Reels Remix com outro vídeo. No entanto, a partir de agora os criadores poderão explorar ainda mais a sua criatividade e adicionar seu próprio toque nas publicações.

O Remix também ganhou novos layouts para experimentar, como a tela verde para aplicar o fundo que o usuário quiser e novas possibilidades para posicionar o Reel ao lado, abaixo ou depois do conteúdo que está sendo remixado.

Para utilizar o recurso, o usuário deve clicar no ícone de três pontos em uma imagem do feed para encontrar a opção "Remixar essa foto" entre as opções "Adicionar a favoritos" e "Sobre esta conta".

Dual capture


O Instagram também adicionou o Dual capture, recurso que possibilita gravar com as câmeras frontal e traseira do telefone ao mesmo tempo, facilitando a edição e a captura.

Essa novidade dá aos criadores a opção de gravar um conteúdo e também a sua reação ao mesmo tempo.

Para utilizar a função, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  • Depois de ligar a câmera, tocar no ícone da câmera, localizado no lado inferior esquerdo;

  • O Instagram vai abrir uma segunda janela no lado direito superior da tela – é possível arrastar essa segunda janela pela tela antes de começar a gravação do Reel. Também é possível escolher qual das duas câmeras, a frontal ou a traseira, ocupará o primeiro plano da gravação;

  • Iniciar a gravação tocando no botão de captura;

  • Para interromper a gravação, também tocar no botão de captura ou no botão "Next", na parte inferior direita da tela.


Reels de 90 segundos


A plataforma aumentou o tempo máximo de Reels para 90 segundos.

A ampliação para 60 segundos já havia ocorrido no ano passado. No entanto, usuários pediram mais ainda mais tempo – uma medida considerada necessária para a publicação de conteúdos mais extensos.

A extensão deverá ser escolhida na tela de edição do Reels.

Um círculo pontilhado com o número 15 em seu interior está localizado entre ícone da nota musical e do "1X".

Ao tocar nele, o usuário poderá escolher a duração do Reel: 15, 30, 60 ou 90 segundos.


Fixar posts do feed


Com esse recurso, o usuário poderá fixar publicações importantes na visualização do perfil. Dessa forma, será possível destacar conteúdos mais relevantes.


Para fixar o conteúdo, o procedimento é o seguinte:

  • Clicar no botão de três pontos da publicação desejada;

  • Procurar por "Fixar no meu perfil";

  • Escolher até três conteúdos.


O conteúdo irá aparecer na primeira linha e terá um ícone branco de alfinete.

Figurinhas interativas


O Instagram agora permite a utilização de figurinhas (stickers) interativas no Reels para garantir mais interação entre o criador do conteúdo e o público.

Estão liberadas figurinhas de enquetes, quiz, e barrinhas de emojis deslizantes.

Importação de áudios externos para o Reels


A plataforma passou a possibilitar a importação de sons externos que poderão ser usados como trilha do Reel, contanto que não haja violação de direitos autorais.

Dessa forma, o usuário deixa de ficar restrito às músicas e efeitos sonoros fornecidos pelo próprio Instagram.

Para ser usado, o áudio deverá estar na galeria do celular. O upload precisa ser feito no momento da edição do Reel.


Fonte: Saiba mais em g1.globo.com: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/07/30/instagram-veja-as-ultimas-novidades-lancadas-pela-plataforma.ghtml




4 visualizações0 comentário